Programa da Afubra, dia 23 de maio de 2015

Definidas as datas das Koloniefest deste ano. O professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida que, juntamente com escolas e comunidades realizam as Festas da Colônia, informa que as datas deste ano estão confirmadas. Dia 31 de maio em Paredão, na Comunidade Santa Catarina com o tema pinhão. Dia 26 de junho no Pavilhão da Comunidade Luterana de Vila Progresso com o tema Diversificação e Sustentabilidade. Dia 13 de setembro em Monte Alverne na Secma com o tema Revisitando a cultura alemã. Na sequência do Programa de hoje, Jesus Edemir Rodrigues, gestor do APL, revela que já houve manifestação do Governo Estado para a continuidade do programa na região.

Programa 23-05-2015 parte 1

Programa 23-05-2015 parte 2

 

Elpídio Jair Iser
Assessoria de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 16 de maio de 2015

No programa deste sábado a participação é do engenheiro agrônomo Marco Dornelles, gerente de Assuntos Corporativos e coordenador geral da Expoagro Afubra. Ele revela as datas da feira de 2016 do ano que vem – 21, 22 e 23 de março – e explica o porquê da antecipação do período. Também comenta sobre a viagem que um grupo de 22 pessoas, entre representantes de entidades, prefeitos e estudantes, liderados pelo Corede, realizou a Israel recentemente, destacando a opção por aquele país do Oriente.

Programa 16-05-2015 parte 1

Programa 16-05-2015 parte 2

 

Elpídio Jair Iser
Assessoria de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 09 de maio de 2015

Neste sábado, o secretário da Afubra e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, comenta a redução no interesse de compra das empresas de tabaco da variedade burley. Ele não concorda que apenas a ameaça da ANVISA de cortar ingredientes na fabricação de cigarros seja responsável por esta redução. Para ele, o problema estaria relacionando com o estoque mundial do produto.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado em mais um ano pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na segunda parte do programa deste sábado, o engenheiro florestal da Afubra, Juarez Pedroso Filho, fala sobre o CAR e de algumas novidades que foram apresentadas na Expoagro Afubra deste ano.

Programa 09-05-2015 parte 1

Programa 09-05-2015 parte 2

 

Elpídio Jair Iser
Assessoria de Comunicação Afubra


Expoagro Afubra 2016 será nos dias 21, 22 e 23 de março

A Expoagro Afubra 2016 está marcada para os dias 21, 22 e 23 de março e, diferente das últimas edições, será realizada de segunda a quarta-feira. A realização da feira a partir da segunda quinzena do mês de março já se tornou uma tradição e, segundo o coordenador geral, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, trazê-la para o início da semana é devido ao feriadão de Páscoa. “Após analisarmos o calendário, verificamos que esta seria a melhor data para não prejudicarmos as lavouras demonstrativas, os expositores e a montagem, já que, se esperássemos passar a Páscoa, poderíamos realizar a feira somente no mês de abril”, explica Dornelles.

A programação da Expoagro Afubra 2016 também já começa a receber atenção especial com reuniões a serem marcadas com entidades e instituições. “A programação da feira sempre tem uma participação expressiva de entidades e instituições que tem o mesmo foco da Afubra, o produtor rural. Para nós, é fundamental que estas reuniões iniciem o quanto antes para podermos, novamente, oferecer ao público uma excelente programação”, finaliza o coordenador geral.

PESQUISA
Segundo a pesquisa efetuada pelo Instituto LJM, 78,78% dos visitantes da Expoagro Afubra 2015 são produtores rurais. O levantamento mostra que 26,89% visitaram a feira pela primeira vez e 39% do público é do sexo feminino. A Expoagro Afubra 2015 reuniu 84 mil pessoas e movimentou R$ 48 milhões em negócios. O Pavilhão das Agroindústrias, com 150 agroindústrias de 70 municípios, movimentou mais de R$ 547 mil, valor superior em 10% com relação a 2014.

 

Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Afubra é homenageada pelos 60 anos

Presidente da Afubra, Benício Albano Werner, recordou trajetória da entidade.

Os 60 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) – completados no último dia 21 de março – foram pauta de uma sessão solene na noite de ontem, 04 de maio, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul/RS, numa proposição do vereador Francisco Carlos Smidt, o Carlão, aprovada por unanimidade.

Diretores da Afubra receberam a homenagem do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul

Com a presença de colaboradores e dos diretores da entidade, secretário Romeu Schneider e tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, recebeu a distinção. Werner dedicou a homenagem aos fundadores da Afubra e também ao quadro social “que é o pilar da entidade. Fico emocionado pelo trabalho que o grupo todo realiza e também com as parcerias com instituições e órgãos públicos e privados”.

Werner dedicou a homenagem aos fundadores da Afubra e também ao quadro social.

O vereador Carlão destacou a importância de homenagear e reconhecer os serviços prestados pela Afubra aos fumicultores e à comunidade. “Muitas das razões que motivaram a criação da Afubra permanecem hoje. Apesar da luta da entidade, as indústrias não valorizam o produtor”, disse Carlão, ao pedir que “as indústrias olhem por si, mas que não esqueçam o fumicultor que quer a valorização justa do seu produto”. A presidente da Câmara, vereadora Solange Finger, agradeceu e parabenizou diretoria e colaboradores da Afubra pelo trabalho realizado.

Diretoria da Afubra junto com os vereadores presentes na sessão.

A noite foi abrilhantada pela participação do Coral e do Coro Masculino da Afubra.

Coral e do Coro Masculino da Afubra.

 

Texto e fotos: Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra