Programa da Afubra, dia 25 de outubro de 2014

O presidente Benício Albano Werner comenta, na parte inicial do programa, a alta incidência de granizo desde o início da safra de tabaco. São mais de 11,5 mil, sendo que, somente nos dias 18 e 19 de outubro, foram atingidas 9.310 lavouras. Diz ainda que, mesmo diante de muita chuva, a equipe da Afubra, formada por 120 técnicos, estão procurando atender os avisos vindos de associados com a maior brevidade possível.

Na segunda parte, o secretário da Afubra e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, traz uma síntese dos acontecimentos relativos à COP 6, realizada na semana passada, em Moscou.

Programa 25-10-2014 parte 1

Programa 25-10-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Trabalho de Santa Cruz do Sul representará região na Expoagro Afubra 2015

Cerca de 40 professores reuniram-se hoje (24) na Secretaria de Educação de Passo do Sobrado/RS para a Reunião Pedagógica da Região de Atuação Santa Cruz do Sul, do Projeto Verde é Vida, da Afubra. O coordenador do Projeto, Adalberto Huve, destacou a importância da escola no desenvolvimento dos trabalhos de educação socioambiental e rural das comunidades. Já o prefeito de Passo do Sobrado, Carlos Gilberto Baierle, falou sobre a importância das parcerias que o município mantém com entidades e empresas, enfatizando a parceria com a Afubra.

A última reunião ano letivo serviu para informações referentes aos trabalhos que serão realizados em 2015, que constam na agenda do Projeto, onde todas as ações terão como tema “Ar”. Além disso, foram apresentados os resultados do Seminário Regional de Educação Rural, com a entrega da Carta de Intenções da Região de Atuação. Outro momento importante foi a escolha do trabalho que irá representar a região na VI Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a Expoagro Afubra 2015. Dos quatro trabalhos apresentados – que haviam sido selecionados durante a reunião de agosto -, foi escolhida a pesquisa Horta Suspensa, do aluno Lucas Giehl, da escola Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, sob a orientação da professora Ivoni Teresinha Schuler.

PRÓXIMAS REUNIÕES
* 28 de outubro – Reunião Pedagógica na RA Tubarão e Braço do Norte
A reunião ocorre em Cocal do Sul
* 30 de outubro – Reunião Pedagógica na RA Araranguá
A reunião ocorre em Ermo
* 30 de outubro – Reunião Pedagógica na RA São Lourenço do Sul e Canguçu
A reunião ocorre em Canguçu
* 04 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Irati
A reunião ocorre em Mallet
* 04 de novembro – Reunião Pedagógica na RA São Miguel d’Oeste
A reunião ocorre em Iporã d’Oeste
* 05 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Imbituva
A reunião ocorre em Imbituva
* 06 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Herval d’Oeste
A reunião ocorre em Treze Tílias
* 06 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Rio Negro e Mafra
A reunião ocorre em Quitandinhas
* 07 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Rio do Sul e Ituporanga
A reunião ocorre em Petrolândia
* 12 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Camaquã
A reunião ocorre em Dom Feliciano

 

Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Comitiva chinesa faz visita à Afubra

Uma comitiva de Zhe Jiang, estado da China, visitou a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na manhã de hoje (24). Eles foram recebidos pelo presidente, Benício Albano Werner, secretário Romeu Schneider e tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher. Segundo Werner, “o objetivo da vista foi de conhecer o trabalho da entidade e aprofundar conhecimentos sobre o setor em geral, já que eles são grandes importadores de tabaco”. A comitiva chinesa: Yu Zhengxiong, Wang Xiangli e Xu Jiahong, da Zhe Jiang Tobacco Monoply; Zhou Miaofu, da China National Corp. Anji Branch; e Liu Zhi e Song Bo, da Zhoushan Tobacco Corp. Shengsi Branch.

Visita da comitiva chinesa (crédito: Luciana Jost Radtke/Afubra)

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


GRANIZO: mais de 9 mil associados atingidos na última semana

E continuam aumentando o número de notificações sobre a incidência de granizo que acometeu as lavouras de tabaco nos três estados do Sul do Brasil no último fim de semana, 18 e 19 de outubro. Até o fim da tarde de hoje, o número atinge 9.310 associados. O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, explica que toda a equipe de campo da entidade está nas lavouras, realizando as avaliações. “Ao todo, são 120 pessoas trabalhando, inclusive coordenadores e inspetores, que tem condições de visitar, em média, 600 produtores por dia”.

O acúmulo de avaliações por fazer é devido a grande incidência das pedras na semana de 12 a 19 de outubro e as fortes chuvas verificadas ao longo da semana passada, que impediu os trabalhos. “Pedimos aos nossos associados a compreensão por essa demora nos atendimentos. Estamos trabalhando para que todos sejam atendidos com a maior brevidade possível. Em toda a história da entidade, jamais tivemos ocorrências acumuladas como desta semana”, solicita Werner.

Ele ainda orienta aos produtores que precisam colher o tabaco nas lavouras atingidas, que sigam as orientações contidas no verso do pedido de inscrição no Sistema Mútuo da Afubra, ou seja, deixar três vergas de amostra, uma no início da lavoura (mas não nas primeiras carreiras), uma verga no meio da lavoura e outra no final (também não nas últimas).

Entrevista com Benicio Werner

 

 

Texto: Luciana Jost Radtke
Áudio: Mário André Poll
Departamento de Comunicação Afubra


Mato Leitão classifica trabalho para Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida

A Câmara de Vereadores de Mato Leitão/RS sediou hoje (23) a Reunião Pedagógica da Região de Atuação Venâncio Aires, do Projeto Verde é Vida, da Afubra. O encontro reuniu 20 professores dos municípios de Venâncio Aires, Sério, Mato Leitão, Boqueirão do Leão e Arroio do Meio.

A última reunião ano letivo serviu para informações referentes aos trabalhos que serão realizados em 2015, que constam na agenda do Projeto, onde todas as ações terão como tema “Ar”. Além disso, foram apresentados os resultados do Seminário Regional de Educação Rural, com a entrega da Carta de Intenções da Região de Atuação.

Outro momento importante foi a escolha do trabalho que irá representar a região na VI Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a Expoagro Afubra 2015. Dos quatro trabalhos apresentados – que haviam sido selecionados durante a reunião de agosto -, foi escolhida a pesquisa Mato Leitão, cidade das orquídeas, das alunas Tainá Eduarda Lermen e Tainara Jordana de Borba, da escola Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão, sob a orientação da professora Simone Maria Schwendler.

 

 

PRÓXIMA REUNIÃO
24 de outubro – Reunião Pedagógica na RA Santa Cruz do Sul
A reunião ocorre em Passo do Sobrado

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra