Programa da Afubra, dia 22 de novembro de 2014

A primeira rodada de negociação do preço do tabaco para a safra 2014/2015 está com a data marcada. Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, no dia 2 de dezembro, pela manhã, as entidades representativas dos fumicultores se reunirão na sede da Afubra. Na parte da tarde e durante o dia 3, as reuniões serão com algumas empresas.
Werner também alerta aos produtores de tabaco que utilizam estufas de ar forçado que observem alguns cuidados técnicos para evitar incêndios. Na atual safra, o número de estufas sinistradas está acima dos números da safra passada.

Programa 22-11-2014 parte 1

Programa 22-11-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Afubra comemora 10 anos em Cachoeira do Sul com jantar beneficente

O 10º aniversário da filial da Afubra de Cachoeira do Sul/RS será somente no dia 3 de dezembro, mas as comemorações já iniciaram na noite de ontem, 19 de outubro. O salão da Igreja São José lotou para o jantar beneficente organizado pela Afubra, em prol da Apae de Cachoeira do Sul.

O evento iniciou com a palavra do gerente da filial, Fábio Silva, que agradeceu a comunidade, pela parceria, apoio e acolhida nestes 10 anos. “Nosso agradecimento também as entidades parceiras, como STR, Celetro, Sicredi, entre outras, bem como a imprensa que sempre está presente no desenvolvimento dos projetos da Afubra”, destacou Silva. O tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher, também agradeceu ao apoio da comunidade e parabenizou a equipe da filial, que desenvolve um belo trabalho.

O presidente da Apae, Cláudio Petrucci, ressaltou a importância e atitude elogiável da Afubra em se preocupar com as carências vividas na sociedade, como o caso da Apae. “Esta ajuda é muito bem vinda”, agradeceu Petrucci, ao lembrar que foi um dos precursores em buscar a Afubra para a cidade na época que exercia o cargo de vereador. Já o prefeito Neiron Viegas destacou e parabenizou a Afubra por sempre criar ações em prol da comunidade cachoeirense.

O grupo de danças da Apae abrilhantou a noite com um show, numa demonstração de empenho e superação. Os mais de 600 presentes também assistiram apresentações com os artistas locais Taylor Bulsing de Oliveira e Clenio Bibiano, que deram uma prévia do que seria o principal show da noite, Luiz Marenco. O cardápio do jantar foi o carreteiro, preparado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Grupo das Mulheres Rurais de Cachoeira do Sul.

HOMENAGENS
O gerente Fábio Silva prestou uma homenagem aos seis colaboradores que estão na empresa desde a inauguração, ressaltando a dedicação e comprometimento dos mesmos: Alberto Drews, Anderson Schaurich, Nara Régio, Leticia Elesbão, Paulo Dutra e Edla Stringuini. Em um momento marcante a Afubra fez a entrega do cheque simbólico à Apae, no valor de R$ 12.000,00 referente à venda dos 600 ingressos para o jantar. A direção e colaboradores do Sicredi Centro Leste fizeram uma homenagem à Afubra Cachoeira do Sul pelos 10 anos de atividades e parceria, com a entrega de uma placa.

 

Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Seminário no Paraná debate produção integrada

O engenheiro agrônomo da Afubra, Marco Antonio Dornelles, participou de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR, do XII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e IV Seminário de Produção Integrada Agropecuária. Os seminários foram uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dentro do evento sobre Boas Práticas Agropecuárias e Produção Integrada.

Segundo Dornelles, o momento foi de fundamental importância para o setor tabaco que vem trabalhando para firmar a certificação. “Temos as normas técnicas para a Produção Integrada do tabaco (Pitab) publicadas no Diário Oficial da União e agora devem ser iniciados os treinamentos para posterior implementação de comprovação do tabaco produzido sob estas normas, através dos registros que vão desde as lavouras até as indústrias. Esta certificação vai proporcionar um nível de produção de qualquer cultura em nossa região, com garantia de qualidade de produção de produtos isentos de agrotóxicos e que foram produzidos respeitando a saúde dos produtores e do ambiente de produção”, diz Dornelles.

Ainda participaram dos eventos o professor da Universidade Federal de Pelotas (UfPel) e coordenador do Pitab, Carlos Tillmann, e o engenheiro agrônomo do SindiTabaco, Darci Silva.

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Parque da Expoagro Afubra sedia curso de enxertia

A Embrapa e a Emater, com o apoio da Afubra, realizaram ontem (19), um Dia de Campo sobre Enxertia Verde da Videira. As demonstrações foram feitas no parreiral instalado no Parque da Expoagro Afubra desde a última edição da feira. O momento foi o início das atividades relacionadas à cultura e terá continuidade durante a feira 2015. O objetivo é capacitar técnicos e agricultores, desde a instalação da estrutura do parreiral até a frutificação. O encontro reuniu 35 produtores da região.

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 15 de novembro de 2014

Na quarta-feira, 12 de novembro, foi reinaugurada a filial de Venâncio Aires. Segundo o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda e secretário da Afubra, Romeu Schneider, o novo prédio soma 4.746 mº, com investimentos de R$ 7,6 milhões. Também revela que a filial do bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, será inagurada no dia 24 de novembro.

Na sequência, o assessor para Eventos Agropecuários da Afubra, Márcio Almeida, comenta sobre a Expoagro Afubra 2015 – nos dias 24, 25 e 26 de março – que terá uma nova edição do prêmio Afubra/Nimeq de Inventos para a Pequena Propriedade e sobre o destaque no Espaço Cultural, que serão os 60 anos da Afubra.

Programa 15-11-2014 parte 1

Programa 15-11-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra