Programa da Afubra, dia 24 de janeiro de 2015

Neste sábado, o programa conta com a presença do tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher, que fala sobre a diminuição na área plantada da atual safra de tabaco e a consequente redução da produção. Ele ainda comenta sobre a boa qualidade do produto que gera uma boa expectativa para a comercialização e outros assuntos.

Já o coordenador geral do Projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, fala sobre as prioridades para 2015.

Programa 24-01-2015 parte 1

Programa 24-01-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Presidente da Afubra recebe homenagem da Assembleia Legislativa

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, recebeu na manhã de quarta-feira (21), na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul/RS, a medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A distinção foi entregue pelo deputado estadual, eleito federal, Heitor Schuch, durante a reunião do Conselho da Afubra.

Distinção foi entregue durante a reunião do Conselho da Afubra (crédito: Luciana Jost Radtke/Afubra)

Segundo o parlamentar, a medalha é um reconhecimento que a Casa faz às pessoas que realizam trabalhos e ações em prol da sociedade. “Em nome do nosso presidente da Assembleia e dos demais deputados que aprovaram a minha indicação, tenho a satisfação de homenagear o Benício, pela sua extensa folha corrida de trabalho dedicado aos fumicultores, aos agricultores em geral e também à comunidade”, destacou Schuch no momento da entrega.

Emocionado, Werner agradeceu a lembrança e compartilhou a distinção com toda a família Afubra. “Se consigo fazer um bom trabalho é porque tenho o apoio e a colaboração dos demais membros da diretoria, do conselho e de todos os colaboradores da Afubra e também dos nossos associados. Ainda dedico esta medalha à minha esposa Elfôni, meus filhos Marco e Marcelo, suas esposas e aos meus netos”, agradeceu Benício.

Presidente da Afubra, Benício Albano Werner, com o deputado estadual, eleito federal, Heitor Schuch (crédito: Luciana Jost Radtke/Afubra)

 

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 17 de janeiro de 2015

Esta semana, mais uma empresa fumageira assinou o protocolo para a safra 2014/2015, com a Comissão de entidades que representam os produtores. Trata-se da Phillip Morris que acordou um reajuste de 6,4%. Em entrevista, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, fala sobre o assunto e também comenta a queda nas exportações brasileiras na última safra, valores menores nas indenizações por granizo e sobre a lei Antifumo.

Programa 17-01-2015 parte 1

Programa 17-01-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


TABACO – Phillip Morris fecha com 6,4%

Em contato telefônico, ontem (12) com algumas indústrias fumageiras, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, recebeu a proposta de reajuste da Phillip Morris. A empresa ofereceu o percentual de reajuste de 6,4% e, com isso, na quinta-feira (15), as entidades representativas dos fumicultores irão assinar o protocolo.

Werner ainda manteve contato com as empresas Universal Leaf, Alliance One e China Brasil. Destas, a Universal ainda não tem proposta e a Alliance One e a China Brasil ofereceram 6,4% de reajuste, mas apenas sobre as classes B e T. “Para as classes X e C e para a variedade Burley, as empresas não têm proposta de reajuste. Então, as entidades não fecharam acordo e esperam um novo encontro para continuar a negociação”, revela o presidente da Afubra.

Já com a JTI, representantes da Afubra, Farsul e Fetag – as duas últimas representando as entidades co-irmãs de SC e PR – se encontraram pessoalmente na sede da Afubra. Durante o encontro, representantes da empresa propuseram um reajuste de 6%. No entanto, não foi fechado o acordo com a empresa e continua aberta a negociação.

A representação é formada pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Entrevista Benicio Albano Werner

 

Texto: Luciana Jost Radtke
Áudio: Elpídio Jair Iser
Departamento de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 10 de janeiro de 2015

Neste sábado, participa do programa o secretário da Afubra e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, que fala sobre a relação do dólar valorizado em comparação com o real, nas exportações de tabaco, sobre o crescimento da participação de países africanos no mercado internacional, rivalizando com o Brasil, em alguns casos, em qualidade e custo de produção. Schneider ainda comenta sobre a posse na Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que sinalizou prioritariamente para o agronegócio e a agricultura como um todo.

Programa 10-01-2015 parte 1

Programa 10-01-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra