Programa da Afubra, dia 29 de agosto de 2015

A Comissão Interestadual de Negociações de Preços de Tabaco reuniu-se na terça-feira, dia 25 de agosto. O presidente da Afubra, Benício Werner, disse que ficou decidido que só será negociado preço do tabaco para a safra 2015/2016 com as empresas que efetuarem seu custo de produção conjuntamente com os representantes dos produtores. Também falou que pretendem agendar uma audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para pedir a volta da classificação de tabaco na esteira por fiscais do MAPA. Outro assunto tratado se relaciona com os projetos da Assembleia sobre a classificação de tabaco na propriedade do agricultor.

Programa 29-08-2015 parte 1

Programa 29-08-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Unisc substitui trotes por incentivo à geração de bioenergia

Incentivar à bioenergia através da doação de óleo de cozinha usado. Essa é a proposta da ação solidária e de integração lançada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no dia 11 de agosto, durante a Festa dos bixos, que contou com apresentações e pinturas, no Centro de Convivência, após a recepção aos calouros realizada pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, no Auditório Central.

O objetivo é eliminar os trotes para dar lugar a uma ação social ambientalmente responsável, de incentivo à pesquisa, à produção de biodiesel e à preservação ambiental. O óleo coletado será transformado em biodiesel por meio de uma parceria com a usina de Bioenergia da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), gerando benefícios ao meio ambiente, preservando os recursos hídricos e a atmosfera, uma vez que o biodiesel é um combustível renovável.

O pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, lembrou que essa é a segunda edição da iniciativa, sendo que na primeira foram arrecadados livros. “Com a coleta de óleo de cozinha usado estará sendo trabalhada também a questão ambiental. Além disso, busca-se despertar nos estudantes a humanização, abolindo a cultura de agressões de toda a natureza. Alguns cursos já vinham realizando o trote solidário, mas com uma ação institucional é possível obter um alcance maior”, salientou.

A coleta vai beneficiar 10 entidades com retorno financeiro: Apae, Copame, Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efasc), Escola de Educação Básica Educar-se, EEEF Sagrada Família, EMEF Dona Leopoldina, EMEF Luiz Schroeder, EMEF Willy Carlos Froehlich e EMEF Harmonia.

A ação solidária se estende até 31 de agosto. O óleo de cozinha usado deve ser entregue diretamente nas entidades, sendo que a comunidade também pode participar. Cada equipe vencedora, tanto por quantidade absoluta quanto por média de doações, receberá de premiação dois tablets 7 para serem sorteados entre os novos estudantes e veteranos.

 

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Unisc


Programa da Afubra, dia 15 de agosto de 2015

Neste sábado o entrevistado do programa é o presidente da Afubra, Benício Albano Werner. Inicialmente fala sobre a reunião do dia 25 do corrente na FETAG em Porto Alegre, quando os representantes dos produtores farão uma análise da presente safra e a projeção da próxima, inclusive, da possibilidade de solicitar ao Ministério da Agricultura que volte a fazer a fiscalização da comercialização do tabaco. De outra parte, informa que a Afubra está fazendo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e pede que os associados não deixem para a última hora, pois, neste caso, sempre surgem contratempos.

Programa 15-08-2015 parte 1

Programa 15-08-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Dia de Campo reúne técnicos no Parque da Expoagro Afubra

O Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, município de Rio Pardo/RS, sediou na sexta-feira, 7 de agosto, um Dia de Campo sobre Fruticultura. Organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Embrapa e Emater/RS-Ascar, o encontro reuniu cerca de 80 técnicos de várias entidades e instituições ligadas à agricultura.

Manejo, poda, nutrição mineral, práticas de conservação do solo e tratamento fitossanitário foram abordados em demonstrações práticas nas quatro estações de trabalho. Divididos em quatro grupos, os participantes receberam orientações em Poda e Manejo de Inverno no Vinhedo, Manejo da Cultura da Goiaba e do Figo, Manejo de Frutíferas Nativas e Manejo da Cultura do Pessegueiro.

Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, gerente de Assuntos Corporativos da Afubra, um Dia de Campo voltado à técnicos de entidades, instituições e secretarias municipais de Agricultura são fundamentais para a propagação das informações. “São os técnicos que atendem as nossas comunidades do interior e são eles que tem o compromisso de auxiliar o produtor na sua propriedade. E os Dias de Campos são perfeitos para que estes técnicos aperfeiçoem seus conhecimentos”.

 

Texto e fotos: Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 08 de agosto de 2015

Neste sábado, o primeiro entrevistado é o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher. Ele comenta a adequação da URM (unidade referencial mutual) que baliza os valores dos benefícios e contribuições, que na próxima safra será de R$ 10,77. Comenta que os prejuízos da safra que está se encerrando chegaram a 91 milhões de reais. Mesmo sendo um valor elevado foi inferior aos de safras anteriores, possibilitando repassar parte para o fundo de reserva. A segunda entrevista é com o gerente para Assuntos Corporativos, Marco Dorneles, que dá detalhes da realização do 7º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do trabalhador e proteção a criança e adolescente no meio rural.

Programa 08-08-2015 parte 1

Programa 08-08-2015 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra