18ª edição reprisa alegrias e emoções

Os adeptos da arte musical das múltiplas vozes lotaram os espaços do Teatro do Colégio Mauá para acompanhar as canções que abrilhantaram a décima oitava edição do Encontro de Corais da Afubra. Marcado pela alegria e descontração, o evento, promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desde 1997, ocorreu no sábado à noite, dia 27, em Santa Cruz do Sul.

Além dos grupos da entidade promotora – Coral da Afubra e Coro Masculino da Afubra –, a edição 2014 teve a presença do Coral Municipal Agudo EnCanto, de Agudo, Coral Monte Alverne, do distrito santa-cruzense de mesmo nome, e da Banda Interativa da Escola de Educação Especial APAE, de Santa Cruz do Sul.

O encontro tem como objetivos elevar a arte cultural comunitária, promover intercâmbio entre os apreciadores e prestar uma homenagem ao aniversário de Santa Cruz do Sul que, no dia seguinte, completou 136 anos de emancipação. Na saudação dirigida aos grupos convidados e ao público, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, enalteceu o comprometimento e a dedicação dos coralistas. “Ficamos felizes quando vemos que ainda existem muitos grupos que persistem em manter viva a arte do canto coral”, disse.

Fotos: Studio Junio Nunes.
Texto: Mário André Poll.


Programa da Afubra, dia 27 de setembro de 2014

No programa deste sábado, o presidente Benício Albano Werner analisa a realização da assembleia anual da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), ocorrida nos dias 21, 22 e 23 deste mês, em Lisboa, capital de Portugal.

O evento reuniu delegações de entidades provenientes de vários países produtores de tabaco, entre elas a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Programa 27-09-2014 parte 1

Programa 27-09-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Afubra promove amanhã 18º Encontro de Corais

Pelo 18º ano consecutivo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) promove o seu Encontro de Corais. O evento será amanhã, 27 de setembro, com início às 20 horas, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, entrada franca. Além do Coral e do Coro Masculino da Afubra, estarão presentes o Coral Municipal Agudo EnCanto, de Agudo, o Coral Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, e a Banda da Escola de Educação Especial Interativa (Apae), de Santa Cruz do Sul.

O Coral da Afubra, com 28 integrantes, apresentará o Hino da entidade, seguido por Adoração, Cálice, Ich wolt ich wär ein Huhn (eu queria ser uma galinha) e Covarde, sob a regência de Abílio Piovesan. De Agudo, o Coral Municipal EnCanto, com 21 vozes e regência de Fernando Luís Perusso, apresentará Coração de Papel, El Cóndor Pasa, Vem Me Ajudar e Eres Tu. O Coral Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, com 26 componentes, apresentará Meu Pago, Salmo 147, Amigos para Sempre e Hey Jude, sob a regência de Miguel Beckenkamp. O Coro Masculino da Afubra, com 14 integrantes e regência de Abílio Piovesan, apresentará Cantar é Coisa de Deus, Abschiedslied, Pinga com Limão e Pilares. E a Banda Interativa da Escola de Educação Especial Interativa (Apae), de Santa Cruz do Sul, apresentará Feche os Olhos, Amor I Love You, O Sol e Amo Noite e Dia, sob a regência de Carla Maria Jungblut Kniphoff. Para finalizar o encontro, todos os grupos entoarão o Hino de Santa Cruz do Sul, em homenagem aos 136 anos de emancipação.

 
Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Portugal sedia 29ª assembleia da ITGA

Assembleia anual

A partir de hoje, 22, a capital portuguesa sedia a assembleia anual da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (Itga – International Tobacco Grower’s Association). O evento em Lisboa, que se estende até amanhã, reúne delegações de vários países produtores de tabaco. As comitivas são provenientes de organizações associadas à entidade mundial, entre elas a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A pauta do primeiro dia prevê diversas apresentações relativas ao segmento fumageiro internacional e as reuniões regionais individuais dos membros da África, Ásia, Europa e Américas do Norte e Sul. No dia seguinte, acontece a assembleia propriamente dita, que inclui uma apresentação sintetizada da atual situação mundial da fumicultura, a cargo do presidente e do diretor executivo da Itga, François van der Merwe e Antonio Abrunhosa, respectivamente.

O quadro social da ITGA comporta 28 países produtores de tabaco, entre eles a China, Brasil, Estados Unidos e Índia, os maiores produtores. Pela Afubra, participam o presidente Benício Albano Werner e o secretário Romeu Schneider.

Mário André Poll – MTb/RS 11.199
Departamento Comunicação Afubra.


Programa da Afubra, dia 20 de setembro de 2014

No último dia 16, aconteceu, em Brasília, o Seminário Aberto promovido CONICQ, reunindo representantes de organizações e instituições interessados em temas relacionados à Convenção Quadro para Controle do tabaco. Na primeira parte do programa, o tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher, que esteve no encontro, juntamente com o segundo secretário Marco Antônio Dornelles, fala sobre as expectativas das entidades que representam a cadeia produtiva do tabaco.

Na parte final, o presidente do Coral da Afubra, Agostinho Wilges, destaca as atrações do 18º Encontro de Corais da Afubra, que acontece no dia 27 de setembro, às 20 horas, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, com entrada franca.

Programa 20-09-2014 parte 1

Programa 20-09-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra