Programa da Afubra, dia 1º de novembro de 2014

No programa, o tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher aborda diferentes temas inerentes ao setor. Ele fala sobre o atual estágio das lavouras, Conferência das Partes (COP 6), realizada em Moscou no mês passado, e as comemorações alusivas ao Dia do Produtor de Tabaco, transcorridas em Canoinhas/SC, no dia 28 de outubro.

O gerente para Assuntos Ambientais, Adalberto Sidnei Huve, discorre, na parte final do programa, sobre o encerramento do ciclo de reuniões pedagógicas do Projeto Verde é Vida, produção do hortoflorestal da entidade e distribuição de sementes, através da bolsa mantida pela Afubra.

Programa 01-11-2014 parte 1

Programa 01-11-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


800 produtores de tabaco reunidos em Canoinhas

Cerca de 800 fumicultores encontram-se no Centro de Eventos A Firma, em Canoinhas/SC, para comemorar o Dia do Produtor de Tabaco. O evento ocorre durante todo o dia no Centro de Eventos A Firma, organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), com o apoio da Prefeitura de Canoinhas.

A abertura do evento foi feita pelo tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher, que lembrou que a cadeia do tabaco é exemplo para a organização de cadeias de outras culturas. “Os fumicultores não produzem apenas tabaco, mas também alimentos e outras culturas”, destaca Drescher, ao enfatizar que é preciso ter orgulho do que se faz.

Marcílio Laurindo Drescher

Vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri

O vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, lembrou que a entidade desenvolve atividades que buscam melhorar a vida do produtor. “O que o fumicultor produz, transforma-se em renda”, enfatizou. Já o presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, disse que “não dá para deixar a data passar em branco, sem chamar a atenção da sociedade para que aprofunde o assunto tabaco”. Ao finalizar, ele disse que o momento é de ter coragem e dizer que a atividade é importante e gera renda para muitas famílias.

Presidente da Fetaesc, José Walter Dresch

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o produtor deve se orgulhar de fazer parte de uma cadeia produtiva tão importante quanto o tabaco. “Geramos tantos empregos no campo e nas cidades, somos um potencial de desenvolvimento nos municípios, pois a produção do campo alimenta outras oportunidades nas cidades, especialmente na geração de renda e empregos. Temos muitos motivos para nos orgulharmos desta atividade, instituída legalmente no Brasil”, afirmou. Schünke também falou da importância da união de forças para defender o setor contra ações antitabagistas.

Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Marcelo Moraes, lembrou da luta na Rússia para mostra ao mundo que, ao falar em tabaco, não pode ser só na saúde, mas envolver a questão social e econômica, principalmente dos que estão no campo. “Temos que mostrar as mais de 100 mil famílias que vivem da cultura”, enfatizou. Aos produtores presentes, fez questão de dizer que “quem planta tabaco não planta nada ilícito e deve ter o reconhecimento dos governos”.

Deputado estadual do Rio Grande do Sul, Marcelo Moraes

O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, afirmou que os produtores de tabaco são heróicos trabalhadores que fazem parte da economia de Santa Catarina e fazem o crescimento do estado. “Temos a certeza que a contribuição do tabaco se estende por vários elos, gerando renda e empregos para a agricultura familiar, que precisa de atividades de alta densidade econômica, que gera renda em pequenos espaços. Tabaco é a cultura que representa esta renda. Não é o tamanho da propriedade que define o sucesso dela, mas a forma de conduzi-la. E o tabaco traz segurança e renda, assistência técnica com qualidade para ter produtividade”, disse Spies.

Secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, lembrou a criação da AmproTabaco, que veio para somar às outras entidades que já trabalham pelo setor e representa a importância da cultura para toda a sociedade. “Somente em Canoinhas, são mais de 2 mil famílias diretamente no tabaco. Isso sem falar em toda a cadeia e é economia fundamental para Canoinhas. Na safra 2013/2014 foram mais de 80 milhões de reais na pauta dos produtos agropecuários, em Canoinhas. Por isso, precisamos apoiar e trabalhar pelo setor”.

Prefeito de Canoinhas, Beto Faria

Para finalizar a programação da parte da manhã, fumicultores de todas as regiões de Santa Catarina relataram sua experiência na cadeia produtiva do tabaco. Na parte da tarde, haverá palestras e o encerramente será com o show de Oswaldir e Carlos Magrão.

Depoimento dos fumicultores

Depoimento dos fumicultores

 

 

Texto: Luciana Jost Radtke,
Departamento Comunicação Afubra
Fotos: Maurício Dranka


Dia do Produtor de Tabaco será comemorado hoje em Canoinhas

Tudo pronto no Centro de Eventos A Firma, em Canoinhas/SC, para comemorar o Dia do Produtor de Tabaco. Os fumicultores de todo estados estão chegando e sendo recebidos pelas equipes da Afubra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

A programação contemplará depoimentos de produtores e palestra do presidente da Afubra, Benício Albano Werner, além de homenagens e apresentações artísticas. O encerramento está previsto para as 16h, com show da dupla Osvaldir e Carlos Magrão.

 
Luciana Jost Radtke
Departamento Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 25 de outubro de 2014

O presidente Benício Albano Werner comenta, na parte inicial do programa, a alta incidência de granizo desde o início da safra de tabaco. São mais de 11,5 mil, sendo que, somente nos dias 18 e 19 de outubro, foram atingidas 9.310 lavouras. Diz ainda que, mesmo diante de muita chuva, a equipe da Afubra, formada por 120 técnicos, estão procurando atender os avisos vindos de associados com a maior brevidade possível.

Na segunda parte, o secretário da Afubra e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, traz uma síntese dos acontecimentos relativos à COP 6, realizada na semana passada, em Moscou.

Programa 25-10-2014 parte 1

Programa 25-10-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Trabalho de Santa Cruz do Sul representará região na Expoagro Afubra 2015

Cerca de 40 professores reuniram-se hoje (24) na Secretaria de Educação de Passo do Sobrado/RS para a Reunião Pedagógica da Região de Atuação Santa Cruz do Sul, do Projeto Verde é Vida, da Afubra. O coordenador do Projeto, Adalberto Huve, destacou a importância da escola no desenvolvimento dos trabalhos de educação socioambiental e rural das comunidades. Já o prefeito de Passo do Sobrado, Carlos Gilberto Baierle, falou sobre a importância das parcerias que o município mantém com entidades e empresas, enfatizando a parceria com a Afubra.

A última reunião ano letivo serviu para informações referentes aos trabalhos que serão realizados em 2015, que constam na agenda do Projeto, onde todas as ações terão como tema “Ar”. Além disso, foram apresentados os resultados do Seminário Regional de Educação Rural, com a entrega da Carta de Intenções da Região de Atuação. Outro momento importante foi a escolha do trabalho que irá representar a região na VI Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a Expoagro Afubra 2015. Dos quatro trabalhos apresentados – que haviam sido selecionados durante a reunião de agosto -, foi escolhida a pesquisa Horta Suspensa, do aluno Lucas Giehl, da escola Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, sob a orientação da professora Ivoni Teresinha Schuler.

PRÓXIMAS REUNIÕES
* 28 de outubro – Reunião Pedagógica na RA Tubarão e Braço do Norte
A reunião ocorre em Cocal do Sul
* 30 de outubro – Reunião Pedagógica na RA Araranguá
A reunião ocorre em Ermo
* 30 de outubro – Reunião Pedagógica na RA São Lourenço do Sul e Canguçu
A reunião ocorre em Canguçu
* 04 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Irati
A reunião ocorre em Mallet
* 04 de novembro – Reunião Pedagógica na RA São Miguel d’Oeste
A reunião ocorre em Iporã d’Oeste
* 05 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Imbituva
A reunião ocorre em Imbituva
* 06 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Herval d’Oeste
A reunião ocorre em Treze Tílias
* 06 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Rio Negro e Mafra
A reunião ocorre em Quitandinhas
* 07 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Rio do Sul e Ituporanga
A reunião ocorre em Petrolândia
* 12 de novembro – Reunião Pedagógica na RA Camaquã
A reunião ocorre em Dom Feliciano

 

Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra