Programa da Afubra, dia 20 de dezembro de 2014

Todos os anos, antes do Natal, a Afubra, em seu programa, promove um encontro especial. No programa deste sábado, temos as mensagens do presidente Benício Albano Werner, do secretário Romeu Schneider e do tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher, tendo como fundo musical, o Coral da Afubra.

Programa 20-12-2014 parte 1

Programa 20-12-2014 parte 2

 
Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Filial de Cachoeira do Sul é Destaque Ambiental

A filial da Afubra de Cachoeira do Sul/RS recebeu no sábado, dia 13, o prêmio Destaque Ambiental 2014, pelo trabalho realizado com a comunidade cachoeirense. A premiação, em sua 47ª edição, é promovida pelo Grupo Vieira da Cunha, cujo integrante é o Jornal do Povo. Os nomes agraciados são escolhidos por voto, com argumentação, das lideranças municipais e dos leitores do jornal.

Segundo o gerente da filial, Fábio Renato da Silva, a distinção se deve ao trabalho que a unidade realiza através do Projeto Verde é Vida. “As ações permanentes de sensibilização ambiental, bem como a coleta de óleo saturado, tudo em parceria com escolas, nos dá um retorno positivo. Precisamos estar inseridos e buscar soluções para os problemas cotidianos da comunidade, a preservação do meio ambiente e na defesa do bem estar e desenvolvimento das futuras gerações”, destaca Fábio, ao dedicar o prêmio às escolas, à comunidade e à equipe de trabalho da Afubra.

 

Luciana Jost Radtke
Departamento de Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 13 de dezembro de 2014

No dia 3 de dezembro entrou em vigor o Decreto Lei nº 8.262, regulamentando a Lei 12.546, de 2011, denominada Lei Antifumo. O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e secretário da Afubra, Romeu Schneider, avalia os possíveis prejuízos que a medida poderá trazer ao setor produtivo.

Aborda ainda a reunião da Câmara Setorial que havia sido agendada e, de última hora, cancelada, sem que se saiba o motivo. Com isso, a Câmara Setorial volta a se reunir somente em março mas, Schneider não descarta uma convocação extra.

Programa 13-12-2014 parte 1

Programa 13-12-2014 parte 2

 

Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Programa da Afubra, dia 06 de dezembro de 2014

Nos dias 2 e 3 de dezembro ocorreram na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS, as reuniões sobre o preço do tabaco. Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, houve acordo apenas com a Souza Cruz, com um reajuste de 6,4% sobre a tabela de preço da safra 2013/2014. Werner também fala sobre a redução da área da variedade burley.

Programa 06-12-2014 parte 1

Programa 06-12-2014 parte 2

 
Produção e edição:
Elpídio Jair Iser,
Departamento Comunicação Afubra


Tabaco – Entidades entram em acordo apenas com a Souza Cruz

Ao término das reuniões realizadas, de maneira individual, ontem e hoje (3) na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS, os representantes dos produtores entraram em acordo com a Souza Cruz. Após a negociação, as partes chegaram a um acordo com percentual de reajuste de 6,4%, sobre a tabela de preço da safra 2013/2014, e saíram com o protocolo assinado. Outro ponto acordado é a criação de um grupo entre a indústria e comissão dos produtores para discutir e criar os novos coeficientes técnicos, para o custo de produção. Também será estudada por esta mesma comissão a readequação dos valores praticados entre as classes, na tabela de preços. As demais empresas estudam o seu reajuste e ainda vão apresentar propostas.A representação é formada pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Entrevista com o presidente da Afubra:

Entrevista Benicio Albano Werner

 

 

 

Texto e foto: Luciana Jost Radtke
Áudio: Elpídio Jair Iser
Departamento de Comunicação Afubra