Horta orgânica é proposta de alimentação saudável e qualidade de vida

foto: Katia MarconUma das atividades destaque do espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2011, que acontece até quinta-feira (03) em Rio Pardo, é a horta ecológica. No local os visitantes da Feira podem conferir o cultivo de diversas olerícolas consorciadas no mesmo canteiro, sem a utilização de agrotóxicos, transgênicos ou químicos. Os agricultores podem ainda perceber os benefícios das plantas companheiras, usadas para o sombreamento, cobertura morta e como atrativas de inimigos naturais de pragas, servindo para a produção de alimentos de qualidade biológica superior.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio, André Müller, o espaço tem o objetivo de demonstrar aos agricultores a possibilidade do cultivo orgânico de hortaliças como uma proposta alternativa de alimentação, qualidade de vida, diversificação e agregação de renda na propriedade.

Na horta ecológica da Emater/RS-Ascar, são cultivadas diversas hortaliças, como alface, tempero-verde, berinjela, tomate, cenoura, repolho, beterraba, abobrinha, além das plantas companheiras, como o girassol, o gergelim, o milho e a pimenta, entre outras. O sistema de cultivo foi desenvolvido levando em conta principalmente quatro princípios da agroecologia: como manter o solo vivo, aumentar a biodiversidade, fortalecer as autodefesas das culturas e o controle natural de parasitas, aliados a uma visão sistêmica dos diversos fatores de produção e a experiência do agricultor.

“Mais importante do que ver a produção, o que o projeto se propõe a demonstrar é que os visitantes possam entender os princípios que norteiam a produção ecológica. Isso é essencial, uma vez que na produção ecológica não se trabalha com receitas, mas com práticas guiadas por um conhecimento”, salienta Müller.

A procura por alimentos saudáveis cresce a cada dia. O consumidor está mais preocupado com a saúde da família e por isso busca informações sobre o que adquire. Os produtos orgânicos estão conquistando mercado e se consolidando como uma importante fonte de alimentação de muitas famílias.

No espaço os produtores também podem obter informações sobre políticas públicas específicas para a produção ecológica, além das normas para comercialização dos produtos para a merenda escolar. Mais informações sobre a horta ecológica podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Alciane Nolibos Baccin

Esta entrada foi publicada em Expoagro e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.